No contexto organizacional atual, o processo de recrutamento e
seleção funciona como uma espécie de construção do perfil da empresa, pois
os colaboradores admitidos a partir desse processo irão agregar suas características
funcionais e de personalidade à empresa, tornando-se parte de um todo que pode
ser chamado de clima organizacional. O clima organizacional por sua vez é o
termômetro que mostra a situação de relacionamento entre os setores, que
reflete diretamente sobre os resultados da empresa. Como veremos a seguir:
Admissão: O
processo de admissão em uma empresa, na sua grande maioria é composto por duas
fases: o recrutamento e a seleção. No recrutamento ocorre a fase de procura
dos candidatos, função geralmente designada para o setor de RH que abre mão
de diversas ferramentas para atrair a maior quantidade possível de candidatos e
assim, posteriormente, selecionar os melhores.
As ferramentas mais comumente usadas para o
recrutamento são: Anúncios em jornais e revistas, sites de emprego,
universidades e polos de educação, agências de emprego e consultorias de RH
terceirizadas. Outra prática comum é o recrutamento interno que nada mais é
que a realocação de determinado colaborador para outro setor.
Seleção: O
processo de seleção pode ser definido como uma espécie de “peneira” onde
os candidatos são avaliados em diversos quesitos e assim apenas os mais
adequados ao perfil da empresa são aprovados. O grande problema é que a
maioria das empresas prefere efetuar um processo apressado e sem critérios na
seleção. Nada pode ser mais prejudicial para um empresa do que um processo de
seleção preguiçoso e sem critérios, isso acarreta inúmeros problemas a
curto, médio e longo prazo, dentre os quais podemos citar os custos indenizatórios,
retrabalho, ambiente instável e uma baixa reputação para a empresa, que passa
a ser vista apenas como um “quebra-galho” enquanto não se encontra emprego
melhor.
Ao realizar um processo de recrutamento e seleção,
o empregador deve estar atento à qualidade e metodologia do processo, a formação
da imagem da empresa, passa necessariamente pelo admissão do colaboração,
relegar essa função a pessoas incapacitadas só é o começo de uma enorme
bola de neve que pode gerar faltas injustificadas, trabalho de baixa qualidade,
clima organizacional instável, falta de comprometimento e mais uma infinidade
de problemas que prejudicam de maneira substancial os objetivos da empresa, pois
uma organização só vai para frente com colaboradores que “vestem a
camisa” da empresa e são qualificados para exercer a função estabelecida em
contrato.
Fonte:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/conceito-de-recrutamento-e-selecao/47719
Pensando nesse contexto, a Clínica de Psicologia Viver com
Qualidade oferece o serviço in company, levando à sua empresa todo este
processo, desde as entrevistas, testes, dinâmicas, entre outros até a avaliação
psicológica, proporcionando uma contratação mais segura e de acordo com suas
necessidades, sem que haja a necessidade de dispender um ou mais colaboradores
de sua empresa para esta função.